Com o surgimento do fenômeno colaborativo através da redes sociais, criou-se um canal de comunicação direto, de baixo custo para divulgação e publicidade para o Comércio Eletrônico. Neste contexto, as lojas virtuais já investem a todo vapor em suas participações nas redes de relacionamento.
Este novo canal de comunicação comprova a evolução da interação através da internet. Mudando a distribuição da informação transformando os hábitos dos públicos e suas formas de interação também com marcas, produtos e serviços. Para conquistar estes públicos é preciso entender e usar as ferramentas certas.
Hoje, não basta apenas vender na internet, é preciso vender socialmente, realizando o e-commerce de usuário para usuário. A venda social é o resultado da interação entre empresa e usuários, sendo que a empresa apenas lança um estímulo divulgando seus produtos e serviços, o resto é com os consumidores. As mídias como oFacebook e o Twitter não apenas aumentam as vendas como também cativam e fidelizam clientes, que passam a interagir diretamente, de forma interativa, com suas marcas preferidas.
É preciso ultrapassar a fase complacente de interação com os usuários das redes sociais, eles não querem apenas ver anúncios, eles desejam opinar, participar e interagir. Eles desejam relevância. O discurso focado apenas em venda provoca uma resposta morna.
Independente do método de uso das redes, a verdade é que, a relação mais humanizada com os usuários pode converter diretamente em retorno financeiro. Alguns lojistas afirmam ter elevado seu tráfego em Loja Virtual em até 34% utilizando apenas o Twitter e Facebook.
Embora os números sejam empolgantes, é preciso moderar o ânimo. Para participar das redes sociais, com intenção corporativa, é necessário tempo de planejamento, organização do conteúdo e métricas. Ao fazer uma publicação ou postagem nas redes sociais, a primeira impressão é a que fica, então tenha certeza de que irá causar a melhor impressão possível. Pesquise quais mídias funcionam para seu negócio e para seus públicos, conheça seus consumidores que você pretende atingir e adapte sua linguagem e as formas que estes irão interagir com sua marca, e vice-versa.
Um bom exemplo de interatividade pode ser demonstrado pelo YouTube através do compartilhamento de vídeos, bilateralmente, você pode exibir seus vídeos de produtos, institucionais, demonstrativos e estimular os consumidores a enviarem os seus próprios vídeos demonstrando suas experiências com os produtos e serviços da sua empresa, tudo isto através de um canal exclusivo. O mesmo modelo pode ser feito através do Flickr, utilizando fotografias. Estas duas mídias tem grande impacto sobre os usuários e podem se tornar publicidade viral, ou seja, divulgação gratuita. As redes sociais podem ainda ser integradas, com redirecionamento de links entre elas, aumentando assim o número de referências de links apontando para sua loja, aumentando as chances de aproximar-se dos seus consumidores.
Fonte:Cia Shop

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Saiba mais sobre a Vdesk
www.vdesk.net.br