1) Informação: Antes de se aventurar num site de e-commerce, obtenha informações com empresas especializadas do segmento e lojistas conhecidos que já estejam online. Avalie quanto você precisará para o investimento inicial e capital de giro. Faça bastante benchmark para verificar quais as melhores práticas do mercado, acesse os sites dos grandes varejistas e dos que você considera concorrentes para o seu negócio. Procure fazer melhor!
2) Tecnologia: Há várias soluções para o desenvolvimento de lojas online, desde plataformas prontas até as desenvolvidas por encomenda. O custo x benefício deve ser avaliado. A vantagem das plataformas prontas, é a rapidez e facilidade de operação ( é possível configurar o layout, cadastrar produtos, escolher formas de pagamento, definir nível de estoque, dentre outras funcionalidades). Além disso, caso opte por esta solução, escolha uma empresa cujo atendimento e suporte ao cliente esteja incluído e seja de fácil acesso. E solicite todos os procedimentos para a segurança das transações.
3) Preço competitivo: No mundo online, é muito fácil comparar preços. Um exemplo disso, são os buscadores (Buscapé, Jacotei, etc…). Por isso, se você comercializar produtos que também são encontrados nos grandes varejistas online, preocupe-se não somente em ter um preço competitivo, mas também, com o valor do frete que será cobrado do cliente. Um valor de frete elevado é um grande impeditivo para o fechamento de vendas. Aproveite para baixaressa ferramenta que pode ajudar diariamente na comparação de preços.
4) Cadastro de produtos: A qualidade das fotos dos produtos é essencial, pois este é o ponto de contato com o cliente. Procure criar um padrão de fundo para todas as fotos, de preferência branco. O texto também é muito importante. Tem que ser objetivo e exibir todas as características do produto. Produtos com descrições erradas podem gerar muitas reclamações de clientes, inclusive no Procon.
5) Logística: É fundamental para o sucesso do negócio. Além de você precisar negociar um custo competitivo de frete, é imperativo que o prazo de entrega esteja não só dentro do que é praticado no mercado online, mas também, que seja cumprido de acordo com o prometido ao cliente. Considere também o tipo de embalagem que será utilizada. Lembre-se que o cliente só voltará a comprar com você, caso esteja satisfeito com todo o ciclo de compra do produto, desde a escolha no site até o recebimento do produto.
6) Formas de pagamento: Procure disponibilizar variadas formas de pagamento, dentre elas, cartões de crédito (principais bandeiras), boleto bancário e cartão de débito. A maioria das lojas online parcela em até 12x sem juros, podendo variar de acordo com o preço do produto. É fundamental que você faça uma boa negociação no custo cobrado pelas operadoras para cada faixa de parcelamento.
7) Equipe administrativa: Avalie quantas pessoas serão necessárias para tocar o dia a dia da operação. Algumas tarefas envolvidas: cadastro de produtos, gestão de preços e análise da concorrência, atendimento ao cliente, divulgação das ofertas, desenvolvimento de material publicitário para promoções e ofertas, avaliação de resultados, dentre outras.
8) Atendimento: A loja deve possuir vários canais de contato e de fácil acesso para o cliente, tais como: telefone (0800), email e chat.
9) Divulgação: Pronto! A sua loja está pronta. E agora, o que você deve fazer para atrair os clientes? Envie constantemente email marketing informando sobre lançamento de produtos, ofertas e promoções. Procure investir em links patrocinados (Ex: Google e Yahoo) e buscadores (Ex: Buscapé e Jacotei). Nestas duas modalidades você paga pelo clique e pode determinar uma verba mensal de investimento. Aproveite para investir também em mídia social, usando ferramentas como Blog, Twitter, Orkut e Facebook.
10) Avaliação e acompanhamento de resultados: Acompanhe diariamente (os grande varejistas, acompanham hora a hora) os resultados das vendas (o que está vendendo, quanto, de onde vem os clientes…). Só assim você saberá o que está dando certo dentro do site, da onde vem seus clientes, qual a mídia que dá mais retorno, etc… Você pode optar por ferramentas gratuitas como o Google Analytics (você deve solicitar que seja inserido no seu site assim que definir a solução de e-commerce que irá utilizar) ou outras comercializadas no mercado.
A administração de uma loja virtual, é muito parecida com a de uma loja fisica. É necessário planejamento e organização.
Esse conteúdo foi elaborado por Simone Roitman, editora dewww.plantaoonline.com em parceria com Henrique Pechman, diretor da Online Internet Services, empresa pioneira em soluções de comércio eletrônico no Brasil.
Fonte: Plantão Online.



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