O trabalho do arquiteto de informação também consiste em pensar estrategicamente onde ficarão posicionados os botões de ações em formulários. Preencher dados já não é tarefa tão agradável para o usuário, e deixar os formulários propensos a erros é não pensar em quem vai efetuar a tarefa.
Os formulários normalmente permitem ações como salvar, cancelar, continuar e são destinados a permitir as tarefas de conclusão do preenchimento. O desafio está em definir quais são as primárias e as secundárias. O arquiteto deve pensar no que realmente ele espera do usuário e ver os reais objetivos de negócios.
Se um cliente entra em um determinado site e começa a preencher um formulário, é obvio que ele deseja enviar as informações. Então a ação de enviar é primária e importante para o usuário. A ação de cancelar e limpar são tarefas secundárias, portanto deve-se se dar menos importância e trazer essa ação para um segundo momento.
Alguns estudos indicam boas práticas que devemos adotar na hora de aplicar as ações primárias e secundárias. A distinção visual é bem interessante, pois o usuário bate o olho no botão que está chamando mais atenção. Você pode usar cores que representam grandes contrastes. Exemplo: Usar a cor verde para o botão salvar, e vermelho ou cinza para cancelar.
Outra prática interessante é não usar botões para ações secundárias, e sim links de textos, dessa forma você consegue eliminar grandes possibilidades do usuário dar um clique errado. O uso de botões alinhados a esquerda facilita muito a seqüência de leitura que estamos acostumados a fazer, pois já é nosso padrão ocidental.
É interessante usar o botão alinhado a direita, quando o formulário possuir continuidade. Isso acontece com o botão continuar. Outra coisa que percebo bastante é o uso de botões que possuem rótulos que não representam a ação que será realizada. Porque é usado o botão continuar se o formulário está sendo salvo ou enviado? Acho que devemos pensar na tarefa que será realizada para que possamos pensar em nomes mais específicos para cada ação.
Aceite nossa sugestão logo abaixo :

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Saiba mais sobre a Vdesk
www.vdesk.net.br