quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Estreitar o relacionamento com o cliente via internet é possivel e importante



Muitas empresas, principalmente de serviços, têm disponibilizado seu Skype, MSN, Gtalk e outras formas de atendimento online para seus clientes. Como normalmente o cliente tem muitas dúvidas, esse atendimento em tempo real é uma excelente forma de criar uma boa primeira impressão.
Na hora de buscar informações sobre um produto ou serviço, seu cliente está buscando mais do que um vendedor, ele quer alguém que o ajude a resolver o seu problema. Nessa hora, conversar por chat é infinitamente melhor do que depender do tempo de resposta de um e-mail.
Do mesmo jeito que o bacana de ir numa loja é poder conversar com os vendedores e entender melhor os produtos, se o cliente se sentir bem atendido pela internet e enxergar credibilidade quando você explica seus serviços, existe uma chance bem grande dele te escolher ao invés do concorrente. Ou seja, mais do que nunca, um bom atendimento pode fazer uma diferença gigantesca na hora de vender ou atender  pela internet.

Várias empresas hoje disponibilizam o sistema de atendimento online (CRM) para empresas com ou sem operador, ou mesmo o sistema de Telemarketing receptivo via VOIP 

Dicas para um atendimento online eficaz que deixará uma boa impressão para seu cliente-
O atendimento online é bem mais prático, rápido e fácil que enviar um email ou até mesmo telefonar, mas tem uma desvantagem: por ser muito rápido, você tem pouquíssimo tempo para deixar o cliente interessado no que você está vendendo.
Para te ajudar a fechar mais vendas pelo chat online, preparamos alguns exemplos de como evitar os erros mais comuns que acontecem durante o atendimento:

Não demore para responder
Quando você está com o chat online ativado, quem te procura quer aproveitar a vantagem de conversar com você na hora. Caso contrário ela mandaria um email ou ligaria. Não perca uma excelente oportunidade de interagir com um cliente interessado em seu serviço.

Exemplo de resposta demorada
Seja prestativo - 
Por mais que você não trabalhe com o que estão te perguntando, talvez você conheça alguém para recomendar. Talvez no futuro ela precise de um serviço como o seu e já saiba quem procurar.
Seja prestativo
Não use o CAPS LOCK -
Quando o Caps Lock é usado, parece que você está gritando com a pessoa. Portanto, esse é um ponto bem importante para ficar atento.
Uso do Caps Lock
Sempre que possível, tire as dúvidas dentro do chat -
Se uma conversa foi iniciada via chat, dê continuidade a ela. Tire as dúvidas que o seu cliente tiver e não tenha medo da conversa ficar informal. O seu diferencial nesse momento é poder resolver os problemas ou tirar a dúvida na hora via chat. Na hora que o cliente der sinais claros de que quer comprar, aí sim você encaminha uma proposta por e-mail ou marca uma reunião.
Conversa dentro do chat
Não seja passivo na conversa -
Você não precisa esperar que o cliente tome todas as iniciativas na conversa. Se ele começou, continue a conversa para descobrir como você pode ajudá-lo.
Exemplo de conversa passiva
Conclusão

Lembre-se que em termos de experiência de consumo, o atendimento online é muito parecido com o atendimento presencial em uma loja. Por isso, sempre tente lembrar de como você fica feliz quando um atendente tira suas dúvidas de forma eficiente. Trate seu cliente da forma que gostaria de ser tratado.Mas se por ventura você achar que realmente não tem aptidão para tal feito, então o interessante já é contratar  esse serviço com os operadores especializados nesse tipo de trabalho.
Fonte: Saia do Lugar e Vdesk


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