Já pensou em usar estratégias de marketing digital para
fazer o seu empreendimento decolar? Antes, quando a internet não
impactava nossas vidas como ela impacta atualmente, era muito mais
difícil (e custoso) para uma marca criada do zero ficar conhecida,
ganhar credibilidade e clientes.
Hoje, porém, a internet é uma imensa fonte de informação em
que os consumidores pesquisam, descobrem, avaliam e recomendam produtos
e serviços. E o melhor: com o marketing digital é possível usar ações
inteligentes e que trazem grandes resultados a um custo menor que os
meios tradicionais. Vamos ver seis dicas:
Produza conteúdo
A produção de conteúdo próprio é uma prática importante
para atrair visitantes e gerar Leads (pessoas que deixam seus dados de
contato em algum formulário). Para isso, é essencial falar sobre temas
que atraiam a audiência por sua utilidade, e não fazer só propaganda da
sua marca. Por exemplo, se você tiver uma empresa de serviços
financeiros, pode ter um blog com posts que falem sobre planejamento
financeiro, dicas de investimento, novidades da área, entre outras
possibilidades.
Educar o seu potencial cliente é fundamental
muitas vezes
ele tem uma demanda por determinado tipo de produto ou solução, mas
ainda não se deu conta disso. Com o seu conteúdo, faça com que ele
perceba essa necessidade e considere a sua marca uma autoridade no tema.
Atraia visitantes
Não adianta produzir vários conteúdos interessantes se
ninguém os consumir. Para isso, existem algumas técnicas para atrair
visitas para o seu site/blog, como otimização para mecanismos de busca
(SEO) e compra de mídia.
A primeira faz com que o Google posicione as suas páginas
entre os primeiros resultados para buscas por determinados termos. Por
exemplo, para uma empresa de serviços financeiros é importante estar bem
colocada para “finanças corporativas”. Para isso, é importante
trabalhar bem o conteúdo das suas páginas, fazer uso de palavras-chave
relevantes e utilizar corretamente os elementos da página, como o
título. Além disso, os links que direcionam para essas páginas também
têm bastante peso para o Google posicioná-las bem.
A outra alternativa é comprar mídia. Sabe aqueles primeiros
resultados do Google, que aparecem com um fundo rosa? Eles são anúncios
pagos (Links Patrocinados) e são uma boa opção para quem quer atrair
tráfego para o seu site.
Transforme os visitantes em potenciais clientes
Criar ofertas em Landing Pages (páginas com formulário para
baixar algum material) é uma excelente opção para fazer que pessoas
deixem seus contatos, tornando-se o que chamamos de
Leads
A intenção da
oferta é servir como uma isca, algo que valha a pena para o visitante
deixar seus dados em troca de um benefício gratuito, como um eBook sobre
gestão de riscos financeiros, por exemplo.
Relacione-se com os Leads
E o que fazer com esses Leads? A resposta é: relacionamento. E como fazer isso? Uma boa solução são emails marketing.
Enviar conteúdos relevantes (veja bem, não estamos falando
de encher a caixa de ninguém com spams) como newsletters ou ofertas de
materiais educativos são maneiras de manter um relacionamento,
“esquentá-los” e encaminhá-los para o momento de compra, para que se
tornem clientes.
Chegou o momento da venda!
Agora que seu Lead já leu seu conteúdo e baixou os seus
materiais educativos, ele já está mais “preparado” e próximo do momento
da compra. Após esse relacionamento, é mais fácil fazer uma oferta de
venda para seus potenciais clientes, pois eles já conhecem a sua
empresa, produtos ou serviços.
Para isso é importante definir quais Leads estão no momento
de ser contatados pelo time de vendas e como deve ser essa abordagem.
Às vezes os Leads não estão prontos para fazer a compra, e os vendedores
podem ajudá-los a entender suas demandas e desenhar uma solução que
utilize o seu produto ou serviço.
O sucesso dessa parceria entre o time de marketing (que
gera conteúdo) e de vendas depende bastante do alinhamento entre as duas
partes. É importante que o marketing entregue Leads qualificados e
notifique os vendedores, para que esses possam cumprir um tempo máximo
de atendimento aos Leads, façam um número mínimo e máximo de tentativas e
avisem o time de marketing caso a venda não seja realizada. É
importante uma conversa constante entre as equipes para que o processo
seja sempre melhorado.
Analisar para fazer melhorias
Saber o que está funcionando e trazendo mais ou menos
resultados é essencial para poder otimizar as ações de marketing
digital. Analisar o tráfego de visitantes, o número de Leads e
oportunidades geradas é essencial para saber quanto o investimento está
trazendo de retorno para o seu empreendimento. Elas são apenas algumas
das métricas que devem sempre ser avaliadas para otimizar ou cortar as
ações que precisam de ajustes.
Bom, essas são algumas das inúmeras ações que o marketing
digital oferece para dar aquela força para quem tem o seu próprio
negócio. O importante é conhecer essas estratégias e saber o que deve
ser feito e priorizado a cada momento. O marketing digital é acessível,
mas precisa ser bem pensado para gerar resultados satisfatórios.
Para se aprofundar mais, recomendo o eBook gratuito “Marketing Digital para Empreendedores, lançado neste mês em uma parceria entre a Resultados Digitais e a Endeavor.
O material explica como é possível usar o marketing digital
para construir uma empresa de alto impacto, com informações
estratégicas e dicas práticas de implantação.
O marketing digital proporciona o crescimento de forma
escalável e sustentável. É possível ter resultados relevantes em pouco
tempo e com baixo investimento sabendo usar as estratégias corretas.
Se parece que estamos falando grego com você , não entre em pânico o ideal mesmo é que você contrate uma empresa especializada para isso. Hoje em dia a internet disponibiliza várias empresas especializadas no assunto ,é só pesquisar e encontrar uma que melhor se encaixe as suas necessidades e que caiba no seu bolso.
Fonte: Saia do Lugar e Vdesk

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