sábado, 9 de novembro de 2013

Boa pratica de e-mail marketing alavanca seus negocios

A mala direta é uma das formas mais antigas de promoção e propaganda. Embora tenha diminuído muito após o surgimento da Internet, ainda persiste em seu intento de se comunicar diretamente com o consumidor.
O e-mail marketing também é uma das formas mais antigas de promoção e propaganda na Internet e surgiu junto com o e-mail e com a própria rede. Mas embora pareça simples, criar uma campanha de e-mail marketing tem seus segredos, e não usá-los pode significar desperdício de dinheiro e redução da eficiência da campanha. Enviar mensagens para o público errado, ser confundida com spam, ou ser apagada antes de ser lida, são alguns dos problemas mais comuns.
Para permitir que sua campanha obtenha resultados, veja essas 7 regras para obter bons resultados nas campanhas de e-mail marketing, e que queremos agora compartilhar com você.



01) Saiba de onde vem seu mailing.

A primeira vista pode não parecer importante saber como você adquiriu, e qual a origem dos endereços de e-mail que você está utilizando, mas eu garanto que isso faz muita diferença. A Internet é feita de pessoas, portanto sua mensagem será enviada para um grupo de consumidores, e não para um monte de computadores. Como o consumidor recebe muitos e-mails não solicitados todos os dias, o spam e os golpes por e-mail são comuns, e ele pode ou não aceitar bem a ideia de receber um e-mail de você.
É muito comum hoje em dia recebermos oferta de empresas que vendem milhares ou milhões de e-mails dito “qualificados”, mas que você tem ideia de como esses e-mails foram obtidos. Você sabe o que pode acontecer? Os mesmos milhares de e-mails que você está comprando, estão sendo vendidos sem critério para centenas de outras empresas. Cada consumidor que teve o azar de ter seu e-mail publicado nesta lista, receberá além da sua mensagem, outra centena de mensagens não solicitadas, uma dezena de e-mails falsos, vírus e golpes. A tendência é que esse consumidor se torne avesso a todo tipo de mensagem que ele não conhece e endureça as regras de spam do seu programa de leitura de e-mails. O resultado é que sua mensagem jamais será lida, não importa se você envie uma única vez ou dezenas de vezes.
Além disso, outro problema comum é a falta de identificação do consumidor com o endereço de e-mail de sua empresa. A maioria das empresas sérias que vendem estas listas, tomam o cuidado de pedir, no momento do cadastro, a autorização do internauta para que seu e-mail possa ser divulgado para terceiros. Os que autorizam sabem e identificam que estão recebendo mensagens sobre um assunto relacionado a um cadastro feito em outro site. Isso cria uma identificação e aumenta as chances do e-mail ser lido.
Obviamente, os e-mails obtidos em seu próprio site, através de uma página de cadastro, são mais efetivos que as listas compradas de terceiros. Assim, se for adquirir uma lista de e-mails, sempre pergunte a origem, e como foram obtidos, os e-mails que você está comprando. Esta é a melhor forma de garantir que sua lista será de fato útil e eficiente.



02) Defina o público certo para sua mensagem.

Outro fator importante na definição da lista de e-mails é a relação entre o público-alvo e a mensagem enviada. É muito comum alguém oferecer uma lista de e-mails identificada como, por exemplo: “50.000 e-mails de empresas industriais de São Paulo”. Embora isso pareça uma identificação, na prática isso não significa nada. Apenas diz que os e-mails são de algum tipo de indústria em uma dada cidade. Mas qual o cargo na indústria do usuário do e-mail? Será que esse e-mail não é somente o e-mail padrão do administrador do site da indústria? Será que o setor industrial e o porte da indústria são adequados ao seu público-alvo?
Todas estas perguntas têm que ser feitas para que você evite enviar sua mensagem para a pessoa errada. Assim podemos dizer que é melhor ter uma lista de 1000 e-mails, que pertencem a pessoas dentro do seu público-alvo, do que ter 100.000 e-mails dos quais você não sabe nada. Não se iluda com os números, e não suponha que se você tiver um milhão de e-mails seu consumidor estará entre eles. Pode ser justamente o milhão de consumidores que não compram o seu produto. Trabalhe sempre com listas de e-mails claramente ligadas ao seu público alvo. É melhor uma lista pequena e focada, do que uma enorme lista genérica.


03) Crie uma estrutura de e-mail que funcione, sempre.

Ao contrário da mala direta, o e-mail não tem corpo físico. Na mala direta é mais difícil o consumidor jogar a carta no lixo sem abri-la, seja pela curiosidade de conhecer o conteúdo, seja pelo medo de perder algo importante. No e-mail todos os gatos são pardos. Você não tem como trabalhar um envelope diferente e atrativo. Você só terá o seu endereço e o campo “assunto” para chamar a atenção do consumidor.
Sempre tenha em mente que o consumidor lê sua mensagem utilizando um programa, como o Outlook ou o Thunderbird. O que ele vê é apenas uma lista de mensagens com o nome do remetente e o assunto. Esta lista contem ainda marcação automática de spam ou golpe, realizada pelo programa de leitura. Assim a melhor forma do internauta abrir e ler sua mensagem é evitar que ela seja marcada como spam e tornar o assunto do e-mail interessante e atraente.
Se você seguiu, as regras anteriores, o desafio agora é fazer com que o consumidor se interesse pelo campo de assunto do seu e-mail. A máxima atenção deve ser dada ao campo assunto. Ele tem que refletir a sua mensagem e sua importância para o consumidor. O assunto deve ter entre 6 e 10 palavras, e ser de fácil leitura. Pense o seguinte: Você como consumidor abriria esse e-mail somente lendo o campo assunto? Não envie campos de assunto somente com a palavra “newsletter” ou “informativo”, acrescente algo sobre o tema da mensagem como: “Newsletter Infobot (widgets virais, entenda o Twitter)”.
Se o assunto gera interesse, então o internauta irá abrir o e-mail, ler o início da mensagem e depois continuar a leitura ou apagá-la. Assim você tem que criar mensagens de fácil leitura e que não dependam de imagens. Muitos programas de e-mail são configurados para só apresentar imagens ou vídeos após o leitor autorizar. Assim a decisão de colocar elementos gráficos, imagens ou vídeos em seu e-mail deve ser bem estudada. Muitas empresas especializadas em e-mail marketing criam peças gráficas baseadas em imagem. Você deve saber que isso pode diminuir as chances de seu e-mail ser aberto.
Os anexos são piores, eles são em geral confundidos com vírus, e podem ser apagados já no servidor de e-mails. Há empresas que simplesmente bloqueiam e-mails que contem anexos. Enviar e-mails somente com texto pode não ser atraente para um consumidor acostumado a um padrão visual cada vez mais elaborado.
Alternativa mais segura, que mistura apresentação e eficiência é o uso do formato HTML. Este formato, utilizado na confecção de sites, permite que você crie mensagens visualmente atraentes, que podem ser lidas mesmo sem o carregamento das imagens que a ilustram. Além disso, é possível enviar mensagens no formato HTML e texto, deixando que o programa leitor de e-mail apresente o formato mais adequado.


04) Deixe claro qual a sua oferta.

Quando estamos falando de e-mails, você não pode correr o risco que o e-mail, depois de aberto, não cause impacto no consumidor. Não há tempo para correções e muito menos para tentativa e erro. Se você enviar uma mensagem mal formatada ou com um conteúdo ruim, provavelmente sua segunda mensagem não será aberta. Saiba que a maioria dos programas de e-mail permitem que o usuário, com um só clique, diga que sua mensagem deve ser apagada automaticamente.
Assim, sua mensagem deve causar impacto e ser significativa para o consumidor. Se você está enviando um informativo, apresente assuntos relevantes e atuais, não uma descrição dos seus produtos. Se você está lançando um produto, crie uma oferta, um desconto, uma vantagem. Faça com que o consumidor sinta que aquilo é exclusivo e só é ofertado por aquele e-mail.
Se você quer promover um evento sazonal, como a estadia em um hotel no feriado, pense no que oferecer que diferencie você do resto dos concorrentes. Evite ao máximo enviar mensagens publicitárias similares às que o consumidor já está vendo na sua veiculação em outras mídias. Se você criou um anúncio para uma revista, não envie esse mesmo anúncio por e-mail para o consumidor. Você estará perdendo tempo. Crie algo exclusivo e novo. Crie algo que associe o anúncio da revista a uma oferta única por e-mail. Pense que você terá somente uma chance para que sua mensagem cause impacto, portanto faça uma oferta clara e atraente.


05) Escolha a melhor hora para enviar sua mensagem.

Perceba a situação do consumidor quando vai abrir a sua mensagem. Os e-mails permanecem em um servidor até que o consumidor consulte sua caixa de entrada. É só nesse momento que ele terá contato com a sua mensagem. Pense bem quem é seu consumidor, como ele se comporta, seu dia-a-dia e quando você imagina que ele abrirá o e-mail. Se seu cliente é um executivo de uma grande empresa, é provável que ele veja os e-mails de manhã cedo quando chega ao escritório, ou no final do dia quando as coisas estão mais tranqüilas.
Se você enviar o e-mail no final de semana, seu e-mail aparecerá junto com todo o lixo de spams que foi enviado da sexta à noite até a segunda pela manhã. O executivo já está acostumado com essa enxurrada de bobagens e vai apagar mais rápido os e-mails. Além disso, segunda-feira pela manhã todos chegam afobados para iniciar o dia e resolver os problemas antes que a semana comece. Imagine agora enviar seu e-mail na terça no final do dia, em torno das 17h30. A maioria dos e-mails chatos já foi descartada, o executivo ainda ficará algumas horas no escritório, e ninguém resiste a uma última olhada na caixa de entrada antes de ir para casa.
Percebeu a diferença entre as duas situações? Percebe como o dia da semana e o horário do envio são importantes? Este é só um exemplo, mas pense em seu consumidor e em quando você acha que ele está mais tranquilo, disposto para ler seus e-mails e livre dos indesejados spams.


06) Mantenha a função original de sua lista.

Tenha em mente que sua lista de e-mails deve sempre ser preservada e estar ligada ao seu negócio. Já vi grupos empresarias que compartilham grandes listas de e-mails. É o caso, por exemplo, de uma rádio que faz uma promoção e depois envia os e-mails para a matriz, que usa a lista na promoção de uma nova revista. Este tipo de ação prejudica a qualidade da lista e piora o resultado.
O resultado piora por um motivo muito simples : O consumidor se acostuma a receber seus e-mails e associa sua empresa a um assunto. Se ele recebe outro e-mail com outro assunto, ou vários e-mails com assuntos diferentes, ele terá a tendência a identificá-lo com spam, e não abrirá sua mensagem.
Se você tem um único negócio, ótimo, pois estará sempre focado. Mas se sua empresa atua em vários ramos, procure manter ações e listas separadas. Você terá listas menores, mas com um retorno muito maior.


07) Tenha uma estratégia integrada.

Integre sua ação de e-mail marketing às suas estratégias de marketing. Pense na sua lista de e-mails como um patrimônio de sua empresa e invista para aumentá-lo. Crie ações promocionais com o objetivo de aumentar o seu banco de dados de e-mail marketing. Analise a taxa de conversão que você vem obtendo com o e-mail marketing, calcule o incremento do resultado com o aumento de sua lista de e-mails e crie promoções que se paguem com esse incremento. Crie também promoções que estimulem a indicação de amigos.
Mas cuidado : Crie prêmios, descontos e promoções vinculados ao seu negócio e produto. Isso garante que as pessoas certas vão estar se cadastrando. Se você vende bebidas, faça promoções dando descontos para compras, ou sorteie um vinho, assim você atrai pessoas que gostam e compram bebidas. Não sorteie uma viagem, pois várias pessoas que não bebem vão se cadastrar para conseguir a viagem. Você estará piorando a qualidade de sua lista com consumidores fora de seu público-alvo. Enfim, seja eficiente nas ações de e-mail marketing.
Como você pode ver são 7 regras simples e objetivas, e que podem ser seguidas por qualquer empresa. O importante é que você as entenda e crie sua campanha baseada nelas. Com estes passos tenho certeza que você irá criar uma boa campanha de e-mail marketing e conseguir bons resultados para sua empresa. Afinal, as 7 regras foram baseadas no comportamento da pessoa mais importante em qualquer campanha

Fonte-Graciolli Dotcom

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