A mala direta é uma das formas mais
antigas de promoção e propaganda. Embora tenha diminuído muito após o
surgimento da Internet, ainda persiste em seu intento de se comunicar
diretamente com o consumidor.
O e-mail marketing também é uma das
formas mais antigas de promoção e propaganda na Internet e surgiu junto
com o e-mail e com a própria rede. Mas embora pareça simples, criar uma
campanha de e-mail marketing tem seus segredos, e não usá-los pode
significar desperdício de dinheiro e redução da eficiência da campanha.
Enviar mensagens para o público errado, ser confundida com spam, ou ser
apagada antes de ser lida, são alguns dos problemas mais comuns.
Para permitir que sua campanha obtenha
resultados, veja essas 7 regras para obter bons resultados nas campanhas
de e-mail marketing, e que queremos agora compartilhar com você.
01) Saiba de onde vem seu mailing.
A primeira vista pode não parecer
importante saber como você adquiriu, e qual a origem dos endereços de
e-mail que você está utilizando, mas eu garanto que isso faz muita
diferença. A Internet é feita de pessoas, portanto sua mensagem será
enviada para um grupo de consumidores, e não para um monte de
computadores. Como o consumidor recebe muitos e-mails não solicitados
todos os dias, o spam e os golpes por e-mail são comuns, e ele pode ou
não aceitar bem a ideia de receber um e-mail de você.
É muito comum hoje em dia recebermos
oferta de empresas que vendem milhares ou milhões de e-mails dito
“qualificados”, mas que você tem ideia de como esses e-mails foram
obtidos. Você sabe o que pode acontecer? Os mesmos milhares de e-mails
que você está comprando, estão sendo vendidos sem critério para centenas
de outras empresas. Cada consumidor que teve o azar de ter seu e-mail
publicado nesta lista, receberá além da sua mensagem, outra centena de
mensagens não solicitadas, uma dezena de e-mails falsos, vírus e golpes.
A tendência é que esse consumidor se torne avesso a todo tipo de
mensagem que ele não conhece e endureça as regras de spam do seu
programa de leitura de e-mails. O resultado é que sua mensagem jamais
será lida, não importa se você envie uma única vez ou dezenas de vezes.
Além disso, outro problema comum é a
falta de identificação do consumidor com o endereço de e-mail de sua
empresa. A maioria das empresas sérias que vendem estas listas, tomam o
cuidado de pedir, no momento do cadastro, a autorização do internauta
para que seu e-mail possa ser divulgado para terceiros. Os que autorizam
sabem e identificam que estão recebendo mensagens sobre um assunto
relacionado a um cadastro feito em outro site. Isso cria uma
identificação e aumenta as chances do e-mail ser lido.
Obviamente, os e-mails obtidos em seu
próprio site, através de uma página de cadastro, são mais efetivos que
as listas compradas de terceiros. Assim, se for adquirir uma lista de
e-mails, sempre pergunte a origem, e como foram obtidos, os e-mails que
você está comprando. Esta é a melhor forma de garantir que sua lista
será de fato útil e eficiente.
02) Defina o público certo para sua mensagem.
Outro fator importante na definição da
lista de e-mails é a relação entre o público-alvo e a mensagem enviada. É
muito comum alguém oferecer uma lista de e-mails identificada como, por
exemplo: “50.000 e-mails de empresas industriais de São Paulo”. Embora
isso pareça uma identificação, na prática isso não significa nada.
Apenas diz que os e-mails são de algum tipo de indústria em uma dada
cidade. Mas qual o cargo na indústria do usuário do e-mail? Será que
esse e-mail não é somente o e-mail padrão do administrador do site da
indústria? Será que o setor industrial e o porte da indústria são
adequados ao seu público-alvo?
Todas estas perguntas têm que ser feitas
para que você evite enviar sua mensagem para a pessoa errada. Assim
podemos dizer que é melhor ter uma lista de 1000 e-mails, que pertencem a
pessoas dentro do seu público-alvo, do que ter 100.000 e-mails dos
quais você não sabe nada. Não se iluda com os números, e não suponha que
se você tiver um milhão de e-mails seu consumidor estará entre eles.
Pode ser justamente o milhão de consumidores que não compram o seu
produto. Trabalhe sempre com listas de e-mails claramente ligadas ao seu
público alvo. É melhor uma lista pequena e focada, do que uma enorme
lista genérica.
03) Crie uma estrutura de e-mail que funcione, sempre.
Ao contrário da mala direta, o e-mail
não tem corpo físico. Na mala direta é mais difícil o consumidor jogar a
carta no lixo sem abri-la, seja pela curiosidade de conhecer o
conteúdo, seja pelo medo de perder algo importante. No e-mail todos os
gatos são pardos. Você não tem como trabalhar um envelope diferente e
atrativo. Você só terá o seu endereço e o campo “assunto” para chamar a
atenção do consumidor.
Sempre tenha em mente que o consumidor
lê sua mensagem utilizando um programa, como o Outlook ou o Thunderbird.
O que ele vê é apenas uma lista de mensagens com o nome do remetente e o
assunto. Esta lista contem ainda marcação automática de spam ou golpe,
realizada pelo programa de leitura. Assim a melhor forma do internauta
abrir e ler sua mensagem é evitar que ela seja marcada como spam e
tornar o assunto do e-mail interessante e atraente.
Se você seguiu, as regras anteriores, o
desafio agora é fazer com que o consumidor se interesse pelo campo de
assunto do seu e-mail. A máxima atenção deve ser dada ao campo assunto.
Ele tem que refletir a sua mensagem e sua importância para o consumidor.
O assunto deve ter entre 6 e 10 palavras, e ser de fácil leitura. Pense
o seguinte: Você como consumidor abriria esse e-mail somente lendo o
campo assunto? Não envie campos de assunto somente com a palavra
“newsletter” ou “informativo”, acrescente algo sobre o tema da mensagem
como: “Newsletter Infobot (widgets virais, entenda o Twitter)”.
Se o assunto gera interesse, então o
internauta irá abrir o e-mail, ler o início da mensagem e depois
continuar a leitura ou apagá-la. Assim você tem que criar mensagens de
fácil leitura e que não dependam de imagens. Muitos programas de e-mail
são configurados para só apresentar imagens ou vídeos após o leitor
autorizar. Assim a decisão de colocar elementos gráficos, imagens ou
vídeos em seu e-mail deve ser bem estudada. Muitas empresas
especializadas em e-mail marketing criam peças gráficas baseadas em
imagem. Você deve saber que isso pode diminuir as chances de seu e-mail
ser aberto.
Os anexos são piores, eles são em geral
confundidos com vírus, e podem ser apagados já no servidor de e-mails.
Há empresas que simplesmente bloqueiam e-mails que contem anexos. Enviar
e-mails somente com texto pode não ser atraente para um consumidor
acostumado a um padrão visual cada vez mais elaborado.
Alternativa mais segura, que mistura
apresentação e eficiência é o uso do formato HTML. Este formato,
utilizado na confecção de sites, permite que você crie mensagens
visualmente atraentes, que podem ser lidas mesmo sem o carregamento das
imagens que a ilustram. Além disso, é possível enviar mensagens no
formato HTML e texto, deixando que o programa leitor de e-mail apresente
o formato mais adequado.
04) Deixe claro qual a sua oferta.
Quando estamos falando de e-mails, você
não pode correr o risco que o e-mail, depois de aberto, não cause
impacto no consumidor. Não há tempo para correções e muito menos para
tentativa e erro. Se você enviar uma mensagem mal formatada ou com um
conteúdo ruim, provavelmente sua segunda mensagem não será aberta. Saiba
que a maioria dos programas de e-mail permitem que o usuário, com um só
clique, diga que sua mensagem deve ser apagada automaticamente.
Assim, sua mensagem deve causar impacto e
ser significativa para o consumidor. Se você está enviando um
informativo, apresente assuntos relevantes e atuais, não uma descrição
dos seus produtos. Se você está lançando um produto, crie uma oferta, um
desconto, uma vantagem. Faça com que o consumidor sinta que aquilo é
exclusivo e só é ofertado por aquele e-mail.
Se você quer promover um evento sazonal,
como a estadia em um hotel no feriado, pense no que oferecer que
diferencie você do resto dos concorrentes. Evite ao máximo enviar
mensagens publicitárias similares às que o consumidor já está vendo na
sua veiculação em outras mídias. Se você criou um anúncio para uma
revista, não envie esse mesmo anúncio por e-mail para o consumidor. Você
estará perdendo tempo. Crie algo exclusivo e novo. Crie algo que
associe o anúncio da revista a uma oferta única por e-mail. Pense que
você terá somente uma chance para que sua mensagem cause impacto,
portanto faça uma oferta clara e atraente.
05) Escolha a melhor hora para enviar sua mensagem.
Perceba a situação do consumidor quando
vai abrir a sua mensagem. Os e-mails permanecem em um servidor até que o
consumidor consulte sua caixa de entrada. É só nesse momento que ele
terá contato com a sua mensagem. Pense bem quem é seu consumidor, como
ele se comporta, seu dia-a-dia e quando você imagina que ele abrirá o
e-mail. Se seu cliente é um executivo de uma grande empresa, é provável
que ele veja os e-mails de manhã cedo quando chega ao escritório, ou no
final do dia quando as coisas estão mais tranqüilas.
Se você enviar o e-mail no final de
semana, seu e-mail aparecerá junto com todo o lixo de spams que foi
enviado da sexta à noite até a segunda pela manhã. O executivo já está
acostumado com essa enxurrada de bobagens e vai apagar mais rápido os
e-mails. Além disso, segunda-feira pela manhã todos chegam afobados para
iniciar o dia e resolver os problemas antes que a semana comece.
Imagine agora enviar seu e-mail na terça no final do dia, em torno das
17h30. A maioria dos e-mails chatos já foi descartada, o executivo ainda
ficará algumas horas no escritório, e ninguém resiste a uma última
olhada na caixa de entrada antes de ir para casa.
Percebeu a diferença entre as duas
situações? Percebe como o dia da semana e o horário do envio são
importantes? Este é só um exemplo, mas pense em seu consumidor e em
quando você acha que ele está mais tranquilo, disposto para ler seus
e-mails e livre dos indesejados spams.
06) Mantenha a função original de sua lista.
Tenha em mente que sua lista de e-mails
deve sempre ser preservada e estar ligada ao seu negócio. Já vi grupos
empresarias que compartilham grandes listas de e-mails. É o caso, por
exemplo, de uma rádio que faz uma promoção e depois envia os e-mails
para a matriz, que usa a lista na promoção de uma nova revista. Este
tipo de ação prejudica a qualidade da lista e piora o resultado.
O resultado piora por um motivo muito
simples : O consumidor se acostuma a receber seus e-mails e associa sua
empresa a um assunto. Se ele recebe outro e-mail com outro assunto, ou
vários e-mails com assuntos diferentes, ele terá a tendência a
identificá-lo com spam, e não abrirá sua mensagem.
Se você tem um único negócio, ótimo,
pois estará sempre focado. Mas se sua empresa atua em vários ramos,
procure manter ações e listas separadas. Você terá listas menores, mas
com um retorno muito maior.
07) Tenha uma estratégia integrada.
Integre sua ação de e-mail marketing às
suas estratégias de marketing. Pense na sua lista de e-mails como um
patrimônio de sua empresa e invista para aumentá-lo. Crie ações
promocionais com o objetivo de aumentar o seu banco de dados de e-mail
marketing. Analise a taxa de conversão que você vem obtendo com o e-mail
marketing, calcule o incremento do resultado com o aumento de sua lista
de e-mails e crie promoções que se paguem com esse incremento. Crie
também promoções que estimulem a indicação de amigos.
Mas cuidado : Crie prêmios, descontos e
promoções vinculados ao seu negócio e produto. Isso garante que as
pessoas certas vão estar se cadastrando. Se você vende bebidas, faça
promoções dando descontos para compras, ou sorteie um vinho, assim você
atrai pessoas que gostam e compram bebidas. Não sorteie uma viagem, pois
várias pessoas que não bebem vão se cadastrar para conseguir a viagem.
Você estará piorando a qualidade de sua lista com consumidores fora de
seu público-alvo. Enfim, seja eficiente nas ações de e-mail marketing.
Como você pode ver são 7 regras simples e
objetivas, e que podem ser seguidas por qualquer empresa. O importante é
que você as entenda e crie sua campanha baseada nelas. Com estes passos
tenho certeza que você irá criar uma boa campanha de e-mail marketing e
conseguir bons resultados para sua empresa. Afinal, as 7 regras foram
baseadas no comportamento da pessoa mais importante em qualquer campanhaFonte-Graciolli Dotcom


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