sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Como funcionam as pesquisas CAPI e CATI



O mundo das pesquisas, enquetes e levantamentos de opinião tem diversos termos que são praticamente inteligíveis para quem está fora deste circuito. Quem deseja encomendar uma pesquisa de opinião ou de satisfação deve estar sempre atento a estas palavras. Afinal, é sempre bom saber qual é o tipo de abordagem metodológica que mais se encaixa a sua pesquisa. Para lhe ajudar a entender melhor o mundo das pesquisas, duas destas siglas serão apresentadas CAPI e CATI.

Pesquisas CAPI
CAPI: 
A sigla significa Computer Assisted Personal Interviewing (ou Entrevista Pessoal Assistida por Computador). Como o nome mesmo fala, a CAPI dá conta de designar todos os tipos de pesquisas que são feitas com a ajuda de um computador portátil. Com o crescimento do número de usuários de ferramentas de web, é cada vez maior o número de pessoas que participam de pesquisas assim.
As CAPI são entrevistas pessoais que utilizam recursos como softwares para aleatorizar as questões do estudo. As maiores vantagens da CAPI estão na praticidade de se utilizar os softwares para coleta de dados (substituindo a velha prancheta e blocos de papel tão utilizados nas pesquisas clássicas). Além disso, o computador que o entrevistador utiliza garante aleatoriedade nas questões levantadas diminuindo, assim, erros em pesquisas devido a ordem das perguntas.
Pesquisas CATI - Pesquisas por telefone
CATI: 
Significa Computer Assisted Telephone Interviewing (Entrevista Telefônica Assisitida por Computador). Também utiliza um computador portátil como ferramenta para as pesquisas. Porém, a grande diferença deste tipo de método de coleta de dados é o uso do telefone. Ou seja, a CATI engloba o uso do computador como auxiliar para mandar os dados e consulta de quais são as questões das enquetes e o telefone serve como suporte para fazer as entrevistas em si.
O uso do telefone como método de pesquisa exige um pouco mais de formalidade e também controle do entrevistador sobre as questões (já que a entrevista pode ser cortada a qualquer momento). Entrevistar por telefone (com ou sem o auxílio do suporte eletrônico) é recomendado para entrevistas quantitativas ou em casos que é impossível ou muito difícil acessar os entrevistados.
Aparatos eletrônicos ajudam na pesquisa
O uso da informática tem tornado as pesquisas de opiniãopesquisas políticas e outras enquetes cada vez mais exatas. Existem softwares que colocam a ordem das perguntas de acordo com as respostas dos entrevistados, desta forma garantido mais exatidão na apuração das questões das pesquisas. Por isso, pode ter certeza que a tendência no futuro é ouvir cada vez mais as palavras CATI e CAPI quando relacionadas à metodologia de coletas de dados para pesquisas.

A Vcall empresa de call center está abraçando esse mercado e oferecendo a seus clientes  formas que envolvem muita tecnologia , e praticidade  veja quais :

Telefone Cati
Equipe de entrevistadores altamente qualificados para aplicação de questionários por telefone em sistema home office , realizando as ligações via Softfone voip licenciado pela Locaweb. Com um sistema de monitoramento fantástico já utilizado em suas células de call center normais e programa SGP(Sistema de Gerenciamento de Pesquisas ) onde o cliente vê em tempo real as pesquisas já preenchidas.
Pra quem procura o melhor custo beneficio esse sistema é muito eficaz pois elimina gastos com:
Aluguel de um espaço físico para realização das pesquisas por telefone

Computadores.
Água.
Luz.
Telefone.
Internet.
Material de escritório.
Produtos de Higiene para o local.
Pessoa que cuide da higiene do local.
Ajuda de custo para a locomoção do entrevistado até a base de atendimento.

Tudo isso é eliminado pois o entrevistador trabalha em sua própria casa, utilizando sua própria internet, seu próprio computador, sem precisar se deslocar para a base para trabalhar.
A empresa de pesquisas contratante, tem um gasto praticamente irrisório, com alguns custos que o mercado de pesquisas costumam exigir claro! e com o sistema de atendimento softfone e painel de controle de monitoramento, porém  muito mais baixo do que se costuma achar em empresas que oferecem CATIs físicos.
Dentro desse seguimento a Vcall também tem estrutura para oferecer outras opções como:

E-mail ou pesquisas web -Ideal para questionários médios e curtos,com um tempo de duração de médio para curto,Investimento baixo.

SMS -questionários de até 5 questões por SMS para realização de entrevistas através dos celulares,Ideal para questionários extremamente curtos - O objetivo da pesquisa por SMS é apenas ter uma espécie de indicador muito rápido de opinião pública. OBS: Este tipo de pesquisa não é capaz de trazer análises ou diagnósticos profundos de mercado. O tempo de duração é curto e o investimento é médio.

Fonte: Blog do instituto PHD e Vdesk



3 comentários:

  1. Muito bacana essa idéia do home office , trabalho com Cati a algum tempo mas nunca havia pensando nessa possibilidade, Como entro em contato com essa empresa de Call Center que presta esses serviços ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde você pode acessar a pagina dessa empresa no facebook , acesse :
      https://www.facebook.com/virtualcontactcenter/info
      Espero que tenha conseguido ajudar !

      Excluir
    2. Ps Chame o pessoal inbox , pois costumam ficar 24 hs atendendo via facebook

      Excluir

Saiba mais sobre a Vdesk
www.vdesk.net.br