domingo, 12 de janeiro de 2014

COMO CRIAR UM SITE DE EMPREGOS

A grande maioria dos blogueiros e webmasters que andam pela internet procuram incessantemente formas de entrarem em novos nichos de mercado e com isso puderem ganhar dinheiro criando novos produtos.
Começamos hoje com este nosso artigo sobre Como criar um site de Empregos.
O mercado de vagas de emprego  é hoje um dos mais movimentados da internet, especialmente em determinados países que têm vindo a sentir a crise econômica mundial de uma forma mais intensa que outros. Países como Portugal, Brasil, Espanha e outros, são hoje excelentes oportunidades para quem deseja entrar num nicho de mercado muito concorrencial, mas ao mesmo tempo bastante lucrativo: o emprego . Como nem todos têm disponibilidade e conhecimento para encontrarem as melhores estratégias e ferramentas para entrarem neste nicho de mercado, decidimos compilar algumas coisas interessantes que o podem ajudar a entrar mais rapidamente no nicho das vagas de emprego  e quiçá dominar algumas palavras-chave dos buscadores, gerando tráfego de qualidade e também dinheiro.

AS KEYWORDS MAIS RELEVANTES

Num nicho de mercado tão concorrencial como o emprego, é necessário saber adotar a estratégia mais correta para não competir diretamente com os grandes sites de emprego, uma vez que essa luta poderá ser bastante inglória, principalmente ao nível de otimização para motores de busca. No entanto, existem palavras-chave que podem ajudá-lo a conseguir bons rendimentos e que oferecem um elevado nível de pesquisas mensais de acordo com a Google Keyword Tool.
De acordo com a Google Keyword, existem algumas palavras-chave bastante interessantes de trabalhar, nomeadamente “Trabalho” que tem mais de 7 milhões de pesquisas mensais e muito pouca concorrência, mas também as palavras-chave “Vagas”, “Empregos” e “Vagas Emprego ” por exemplo.
Embora o CPC Médio (Custo por Clique) seja relativamente baixo, é necessário ter em consideração que um site de emprego requer sempre uma estratégia de efeito macro, ou seja, ainda que o valor por clique seja baixo, o objetivo é ter centenas ou milhares de cliques, de forma a gerar uma renda significativa. Também é importante ter em consideração que o tráfego orgânico dos buscadores tem aqui um papel muito importante, e que normalmente é o tipo de tráfego que traz excelentes rendimentos numa rentabilização com anúncios do Google Adsense, por exemplo.

Para quem pretende atacar em nichos de mercado mesmo específicos (Recomendado!) existem também algumas pesquisas que geram uma boa quantidade de tráfego e consequentemente uma rendibilidade bastante interessante. Damos por exemplo as palavras-chave “Emprego no Japão”, “Empregos Campinas” ou “Emprego em Londrina” por exemplo. Mas existem muitas mais, e a lista poderia ser interminável.
No entanto, para quem pretende ter sucesso nessa área, o recomendável é atacar num nicho de mercado de baixa concorrência, com elevado volume de pesquisas, e se possível com um bom CPC. De todos os que vimos, a palavra-chave “Trabalho” é de longe a melhor para uma abordagem desse tipo. Além dos 7 milhões de pesquisas mensais, é uma palavra-chave que aparentemente tem baixa concorrência nos motores de busca, porque a grande maioria dos webmasters e grandes empresas, está focada em outras palavras-chave como vagas, empregos, ou mesmo vagas de emprego .

A ABORDAGEM

Num nicho de mercado como o Emprego, onde existem milhares de sites e concorrentes já devidamente estabelecidos no mercado, é necessário ser-se inteligente. Concorrer em palavras-chave muito fortes pode não ser uma boa estratégia e/ou pode requerer um investimento muito avultado em termos de otimização para buscadores, divulgação, etc. Para quem nunca experimentou esse nicho de mercado, o ideal é começar num nicho específico ou numa das ramificações do Emprego, e posteriormente ir evoluindo até conseguir subir nos ranqueamentos dos buscadores.
Aconselho-o vivamente também a investir na divulgação do seu projeto. Uma campanha segmentada e de qualidade no Google Adwords e alguns artigos patrocinados em blogs, podem ser a alavanca suficiente para você começar a trabalhar com um foco e um objetivo maior, bem como a melhorar mais rapidamente a sua indexação nos motores de busca. Se realizar uma campanha no Google Adwords, faça-o para as empresa que pretendem anunciar vagas no seu site, e nunca para quem procura pelas vagas. Isto porque é muito mais fácil conseguir tráfego para consumidores de vagas, do que propriamente para anunciantes e empresas que as pretendem divulgar. Seja inteligente!

SCRIPTS PARA CRIAR UM SITE DE EMPREGO

Existem na internet milhares de scripts e ferramentas para criar um site de empregos de qualidade, mas na verdade muitos deles não oferecem grandes competências e/ou a escalabilidade que você provavelmente irá necessitar quando o seu site começar a crescer e você começar a ganhar dinheiro com ele. Já tivemos a oportunidade de trabalhar com bastante scripts disponíveis na internet e os três que deixamos em baixo são para nós as melhores soluções do mercado em termos de eficiência, facilidade de instalação e opções disponíveis.
 
JobberBase  é um script gratuito e em PHP muito interessante para quem está procurando criar um site de emprego com algum nível de funcionalidade. Este script já deu origem a grandes sites de emprego por todo o mundo, e tem vindo a ser melhorado ao longo do tempo, tendo inclusive já vários templates disponíveis no fórum da comunidade. Os pontos mais interessantes são os widgets que ele cria automaticamente para seus usuários possam puxar as suas vagas de emprego , os empregos destacados, as listagens de empregos e empresas, entre outras opções.
 
JobAppr  é outro script 100% grátis mas muito mais simples do que o JobberBase. Este script faz-nos lembrar rapidamente do job board da 37signals, com um layout muito simples e bonito, mas ao mesmo tempo com um elevado nível de funcionalidade, nomeadamente a publicação de anúncios pagos, os RSS Feeds categorizados, as listagens em destaque, entre outras funcionalidades interessantes para quem procura criar um site de empregos organizado e atrativo.
 
PG Job Site  é para nós o script mais poderoso atualmente disponível na internet para quem pretende criar um site de vagas de emprego. Este super script tem um preço de $299 dólares atualmente, mas é capaz de providenciar praticamente todas as funcionalidades que um grande site de empregos oferece, nomeadamente currículos, empresas, candidatos, listagens pagas e gratuitas, cobrança por acesso Premium, multi-línguas amigo dos motores de busca, entre muitas outras opções. Para os webmasters mais profissionais e com um outro tipo de visão de futuro, este script é sem dúvida uma opção a ter em consideração.

TEMPLATES WORDPRESS PARA CRIAR UM SITE DE EMPREGO

Não há muito tempo escrevemos um artigo na Escola WordPress com Os melhores Templates WordPress para criar um site de Emprego , e nele recomendamos alguns dos melhores templates para este nicho de mercado tão específico. Em baixo deixamos novamente alguns desses melhores templates, para que possa criar o seu site de empregos no WordPress, usando templates wordpress de qualidade e scripts já criados com o intuito de aproveitar as enormes potencialidade do WordPress, nomeadamente a excelente indexação de conteúdos nos motores de busca.
 
template 9 to 5  é para nós o melhor de todos os Templates disponíveis no mercado para a criação de um site de empregos. Além de um layout simplesmente lindíssimo, este template oferece um grande nível de opções, nomeadamente integração com Paypal para pagamento de vagas por parte das empresas, categorização elegante de vagas, opção para correr anúncios do lado direito da sidebar, RSS Feeds organizados por categoria, menu acessível, sub-menu por tipo de vagas, entre outras opções.
 
JobRoller  é também um template Premium para quem pretende criar um site de vagas de emprego  de grande qualidade. Destacamos a integração com Paypal para anúncios pagos, caso assim o deseje, a integração de redes sociais na lateral, anúncios pagos destacados dos restantes, organização por categorias de empregos, e ainda diferenciação por intermédio de cores para os diferentes tipos de empregos.
 
O template Job Board  é um template de emprego um pouco mais simples do que os outros exemplos já apresentados, embora ofereça algum nível de especificidade bastante interessante, nomeadamente a possibilidade de utilizar anúncios pagos, categorizar por tipo de emprego, entre outras opções. O único aspecto menos positivo é o layout, um pouco mais pobre do que os restantes já apresentados.
 
O template JobPress Simple  é mais um template Premium com características muito semelhantes aos anteriores, onde é possível criar anúncios pagos, categorizar os diferentes tipos de emprego por cores, e ainda oferece algumas particularidades interessantes, nomeadamente a caixa de login do lado direito e um motor de pesquisa interno bem visível no topo do site.
 
JobPress Professional  é uma evolução do template JobPress e oferece algumas diferenças em termos de estrutura, com grande ênfase para os logotipos das empresas que aparecem num slideshow logo no topo do site, os quais podem ser inseridos pelas próprias empresas que colocam anúncios de vagas. Existem também duas secções diferentes, uma para quem procura empregos e outra para as empresas. É possível colocar listagens a pagar, organizar listagens pelos diferentes tipos de listagem, favoritar listagens, entre outras opções.
 
O template Tapp Jobs  é um dos Templates mais simplistas que existem para WordPress, onde basicamente a homepage é apresentada em forma de listagem com as diferentes vagas disponíveis e ordenadas por data de submissão. Existem ainda opções de navegação para colocar novas vagas de emprego , para listar as últimas ofertas, entre outras opções.
 
O template ClassiPress  é o maior e mais completo template de classificados para WordPress. Embora venha originalmente pensado para servir de template para todo o tipo de classificados, pode ser facilmente adaptado para um simples site de empregos, organizado e estruturado pelas diferentes áreas de negócio e tipos de emprego. O nível de funcionalidades deste template é simples soberbo, e permite criar praticamente tudo e de tudo, oferecendo excelentes opções e configurações.

INTERESSADO NESTE NICHO DE MERCADO?

O emprego é um nicho de mercado muito interessante e com grande rendibilidade, mas também um dos mais complexos e concorrenciais da internet. Está preparado para este desafio? Interessado neste nicho de mercado?
Fonte: Escola Dinheiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiba mais sobre a Vdesk
www.vdesk.net.br