domingo, 19 de janeiro de 2014

Como criar um blog corporativo em 3 passos


Por que criar um blog para sua empresa

Seguramente você deve saber que um blog é uma maneira simples e efetiva de comunicar as novidades da sua empresa, mas, você sabia que um blog é um canal de aquisição de clientes?
De acordo com o informativo do
Estado de Marketing em 2012 de Hubspot ( em inglês), 70% das empresas que publicam a cada 2 ou 3 semanas geram clientes através do seu blog. E ainda, 52% das empresas que tem um blog indicaram que os possíveis clientes (ou leads) deste canal tem um custo menor que o custo médio de se gerar esses possíveis leads em outros canais.
A razão pela qual um blog para a sua empresa é uma canal de aquisição se deve a que este é uma fonte de geração de tráfico para a sua loja. Em primeiro lugar, um blog é uma das melhores estratégias para melhorar o seu posicionamento em buscadores como o Google. Não somente os buscadores incluirão suas publicações em seus resultados de busca, como, as publicações interessantes muitas vezes serão utilizados por terceiros ( links para a sua loja), o que melhorará o posicionamento do seu site.
Em segundo lugar, um blog é uma técnica efetiva para posicionar a sua marca em redes sociais. As publicações poderão ser compartilhadas via Facebook ou Twitter, levando a sua marca a novas audiências, gerando novos seguidores e clientes.
Por último, um blog permitirá posicionar a sua marca como autoridade de um determinado tema, que poderá ser moda ou eletrônica, por exemplo.

1. Escolha a temática do blog

Para que o seu blog seja um canal de aquisição efetivo a temática deve ser relevante para o segmento de clientes que você tem como objetivo.
Um erro frequente em blogs de empresas é falar unicamente da empresa, de seus produtos ou oferta. Dificilmente os usuários compartilharam esse tipo de conteúdo. Fazer uma publicação ocasional com uma oferta não é necessariamente ruim, mas essa não pode ser a única temática para o seu blog.
O melhor seria reflexionar sobre os interesses ou dificuldades de seus clientes. Por exemplo, se você tem uma loja de moda jovem, para adolescentes, poderá fazer publicações relacionadas a comportamento, vestidos para festas e como combiná-los, que coisas evitar vestir para uma festa de 15 anos, por exemplo. Já se você tiver uma loja de eletrônicos com foco em jogos de videogame ou PC, poderá fazer publicações a respeito dos melhores dispositivos para jogar determinado jogo, o melhor mouse ou teclado do ano, etc. No caso do nosso blog, o eixo temático são estratégias para pequenas e médias empresas que desejam vender por Internet. Lembre-se, o blog deve gerar interesse num segmento de clientes, e não nos colaboradores da sua empresa.

2. Selecione a plataforma que se ajuste as suas necessidades

Uma vez eleita a temática que guiará as suas publicações deverá selecionar qual plataforma utilizará para o blog, ou seja, o software ou serviço adequado para você.
Características para ter em conta na escolha da plataforma:
  • Custo: existem soluções gratuitas e pagas. Desde sempre, o preço variará com as funcionalidades e o nível de suporte técnico.
  • Hosting: quanto ao hosting do seu blog existem dois tipos de soluções, aquelas que proveêm o hosting incluído, e as que oferecem o software mas você deverá instalar e manter em algum provedor de hosting ( conhecidos como soluções self-hosted).
  • Domínio próprio: nem todas as plataformas permitem configurar um domínio próprio. Se você deseja que os links para as suas publicações ajudem a posicionar o seu site, então é fundamental que você utilize o seu domínio próprio para o seu blog. Caso contrário o valor do link será atribuído, por exemplo, ao blogspot.com e não ao seu domínio.
  • Design: Quanto ao design seu blog deverá escolher três alternativas: escolher um layout padrão, comprar um layout já personalizado ou configurar totalmente. No último caso você ou o seu webdesigner implementará esse design.
  • Botões para compartilharmento nas redes sociais: se você deseja maximizar o alcance das suas publicações deverá facilitar o caminho para que os seus leitores compatilhem essas informações. É importante que os botões das principais redes sociais como Facebook, Twitter e Google + estejam visíveis e acessíveis.
  • Editor de Texto: existem dois tipos de editores, os editores em que a pessoa pode visualizar como ficará o texto enquanto faz a edição ( chamados WYSIWYG ou What You See is What You Get), e os editores de HTML e CSS. Se você não sabe HTML e CSS e não dispõe de tempo de aprender, com o editor WYSIWYG é suficiente. Mas se você deseja ter o controle absoluto sobre o aspecto visual da sua publicação, então um editor de HTML e CSS é o indicado para você.
  • SEO (Otimização em buscadores): para que o seu blog seja efetivo como canal de aquisição é fundamental que esteja otimizado para os motores de busca. A solução que você escolher deve permitir: definir URLs amigáveis e completar corretamente as tags HTML e title e as megaetiquetas de descrição ( metatag desciptions).
  • Assinaturas: as assinaturas são um ponto central de qualquer blog já que te permite gerar uma base de letiores e aqueles que encontrem uma publicação interessante se convertam em fiéis leitores, e no futuro, importantes clientes. Existem dois tipos de assinaturas: através de RSS ou email. Para maior facilidade aos seus leitores é recomendável oferecer ambas as ferramentas.
  • Autores: nos blogs das empresas é frequente que exista mais de um editor. Se você deseja que o editor tenha a sua própria identidade dentro do blog para que os leitores possam seguir as publicações de cada um deles, assegure-se de escolher uma plataforma que permita gestionar múltiplos autores.
  • Analytics: como sempre recomendamos neste blog, cada estratégia de aquisição deve ser acompanhada de uma técnica de medição que permita analisar o êxito desta. A plataforma que você escolha deve oferecer um sistema de métricas, ou melhor ainda, permitir a integração com algumas soluções. Recomendamos a solução do Google Analytics.
  • Suporte: como qualquer serviço, podem surgir dúvidas ou falhas. Cada solução oferece distintos níveis de serviço: uma página de ajuda, um forúm, um suporte por email. No entanto, considere que cada serviço custa um determinado valor.
  • Plugins: algumas plataformas permitem instalar plugins ou widgets. Estes são muito úteis para agregar certas funcionalidades úteis que podem faltar na plataforma. Considere que a dificuldade do processo de instalação destes plugins podem variar conforme segundo a solução.

Plataformas de blogs existentes e suas características
As plataformas mais populares são: WordPress.org (ou br.Wordpress.org), Typepad, WordPressTumblr e Blogger. Wordprees aparece duas vezes, pois oferece dois tipos de serviços radicalmente distintos.

Fonte: Nuvem Shop

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